Implantodontia

IMPLANTODONTIA

Um implante dentário é uma raiz dentária artificial instalada na mandíbula ou maxila para segurar um ou mais dentes artificiais.

Apesar do aspecto cirúrgico, implantes dentários são mais conservadores do que trabalhos de pontes fixas, já que os implantes não se apóiam em dentes vizinhos, evitando o desgaste dos mesmos.

Implantes dentários lhe oferecem estética e funcionalidade de um dente natural. A perda dos dentes é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Apresenta relação direta com distúrbios mastigatórios, gastro-intestinais, envelhecimento facial, e prejudica o relacionamento social. Como conseqüência ocorrem alterações funcionais, estéticas e diminuição da auto-estima.

Hoje, possuímos na Odhos Odontologia as técnicas mais avançadas dentro da implantodontia, desde “Implante com Carga Imediata”, “Cirurgia Virtual” e “Implante Zigomático”.

Implante Virtual Guiado

Se o assunto é Implante Dentário, a Clínica ODHOS dispõe à você o que existe de melhor e mais moderno na atualidade.

O Sistema Neoguide de colocação virtual de implantes é um sistema revolucionário, pois com ele o dentista pode planejar a cirurgia virtualmente através da tela do computador e posteriormente transferir para a boca do paciente com total segurança e precisão. Tudo sem cortes, menor edemas e sem pontos.

Principais Vantagens para o paciente:

  • Tempo de cirurgia reduzido (3 a 4 x mais rápido)
  • Conforto para o paciente
  • Anestesia simples
  • Cirurgia sem cortes e sem pontos
  • Recuperação mais rápida
  • Carga imediata (Em alguns casos os dentes podem ser instalados imediatamente após a cirurgia)
  • Ideal para pacientes que por alguma ou outra razão não podem ser submetidos a cirurgias extensas
  • Em muitas vezes os enxertos ósseos são dispensados
Carga Imediata

Carga imediata é uma técnica de reabilitação utilizada há muitos anos com grande sucesso. Esta técnica consiste na instalação dos implantes e reabilitação bucal no mesmo dia ou periodo de 72 horas.

Normalmente a técnica convencional de tratamento com implante dental, deve se aguardar de 4 a 6 meses a osseointegração do implante. Mas para realizar esta técnica depende de alguns fatores como qualidade e quantidade óssea, os quais serão analisados através de exames clínicos, radiográficos e tomográficos prévios a cirurgia.

O paciente deverá ter um cuidado redobrado, evitando alimentos que possam traumatizar a região durante um determinado período.

Enxerto Ósseo

A técnica de Enxerto Ósseo é indicada para pacientes que não possuem osso suficiente na maxila ou mandíbula para receberem implantes dentais.

Isso acontece devida a perda dentária, o qual ao passar dos anos, a estrutura óssea fica sem estímulo e vai reabsorvendo, acarretando assim em perda óssea tanto em altura quanto em espessura.

O enxerto para restabelecer esta perda podem ser feita com Osso Autógeno (próprio paciente) ou Biomateriais Importados (substituto ósseo). O período de cicatrização varia de 6 a 8 meses.

Prótese Tipo Protocolo

A Prótese tipo Protocolo Bränemark consiste na reabilitação total de pacientes que perderam seus dentes há muitos anos e que possuem sua parte óssea prejudicada.

O número de implantes varia de acordo com cada caso. Esta é uma técnica de carga imediata, o qual pode ser instalada a prótese definitiva em até 72 horas.

Esta prótese é confeccionada em acrílico e possuem gengiva artificial, restabelecendo a perda óssea que o paciente possui, os dentes inseridos nesta prótese são dentes importados, dando assim a maior proximidade a dentes naturais.

A qualidade do paciente melhora e muito devido a melhor mastigação, segurança, conforto e auto-estima.

Implante Zigomático

Implante Zigomático são implantes de titânio ancorados no osso zigomático(maçã do rosto) pela região intrabucal. Este tipo de técnica é indicada para determinados pacientes que necessitam de reabilitação da arcada superior (pacientes com idade mais avançada e por determinados fatores não podem e não querem passar por uma cirurgia de reconstrução óssea com enxerto ósseo).

Esta técnica precisa ser bem indicada, por um profissional de alta capacitação profissional.

É uma técnica o qual o paciente realiza a cirurgia e após 72 horas instala a prótese definitiva com a nova dentição.

Dúvidas Frequentes:
1. Qualquer pessoa pode receber implantes?

Após a puberdade qualquer pessoa desde que apresentando boas condições de saúde pode receber implantes dentários. Em relação à anatomia bucal em alguns casos é necessário o enxerto ósseo, por não apresentarem altura suficiente ou espessura para instalação de implantes. Mas na maioria evita-se o enxerto, buscando outras alternativas como Cirurgia Virtual, Implante Zigomático, em últimos casos realizando enxerto.

2. Duração do tratamento? Implantes no mesmo Dia (Imediato)?

O tratamento depende da estabilidade que alcançada na colocação do implante. Hoje com muitos estudos podemos colocar a prótese definitiva sobre o implante imediatamente. Mas isso depende da qualidade óssea de ambas as arcadas dentárias, na maxila geralmente obtemos uma qualidade óssea mais porosa no caso mais mole, e na mandíbula mais denso, no caso mais duro geralmente é conseguido uma estabilidade melhor na mandíbula, mais isso é muito variável de paciente para paciente. Caso não consiga uma estabilidade adequada para colocação do implante imediato é esperado de 4 a 6 meses para a osseointegração que no caso é a formação de osso em volta do implante. E após esse tempo é feito uma reabertura e realizado a prótese definitiva. Enquanto nesse tempo de espera é colocado uma prótese provisória no local sem contato, repondo a falta do mesmo para que fique mais estético.

3. Quanto tempo dura um implante?

Como sabemos, seus próprios dentes requerem cuidados conscientes diários e visitas regulares ao dentista. Implantes dentários são como seus dentes e irão requerer os mesmos cuidados. Para manter os implantes limpos e livres de placas, escovação e uso do fio dental são indispensáveis. Após o tratamento juntamente com você, iremos desenvolver o melhor plano de cuidado para você. Visitas de acompanhamento e manutenção periódicas serão marcadas para monitorar seu implante, seus dentes e sua gengiva para ter certeza de que eles estejam saudáveis.

4. A cirurgia, em si, dói?

Não dói, pois o paciente recebe anestesia local na região onde será feita a reposição do dente ausente. O paciente só deve tomar cuidados após a cirurgia fazendo devida higienização e tomando correta medicação conforme a prescrição. Caso o paciente se sinta muito ansioso para realização da cirurgia trabalhamos em conjunto com um Médico Anestesista o qual poderá realizar uma anestesia mais profunda, o qual o paciente relaxa totalmente.

COMPARTILHAR EM:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
Email

Mais Tratamentos

Tags

Ficou com alguma dúvida?

Entre em Contato!

ENTRAR EM CONTATO

Agende sua consulta